pular para o conteudo

Horário de funcionamento

terça à domingo | 9h às 16h

Ingressos

O museu é livre e gratuito.

A cada semana, o museu apresenta eventos para diferentes idades e interesses. Para ficar por dentro das novidades, acompanhe a programação pelas redes sociais do museu.

• Atividade para todos os públicos

Exposição principal do MHC Realizada pela Associação dos Amigos do Museu Histórico da Cidade (A | MHC), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra traz pinturas, aquarelas, esculturas , objetos, fotografias e textos organizados em eixos temáticos.

• Atividade para todos os públicos

A atividade convida participantes de todas as idades a embarcar em uma jornada única de aprendizado e autoexpressão. Durante a oficina, os participantes têm a oportunidade de mergulhar no mundo natural e explorar suas conexões com a arte visual. O enfoque principal reside na relação íntima entre o ambiente e a expressão artística, demonstrando como a natureza pode se tornar uma fonte inesgotável de inspiração criativa.

• Atividade para todos os públicos

Após a visita mediada na exposição, os participantes serão convidados a explorar e compartilhar memórias da infância através de técnicas artísticas sugeridas pelo artista Maxwell Alexandre. Serão exploradas técnicas como a pintura, a escrita criativa,a colagem e outras formas de expressão artística para capturar e celebrar momentos significativos da infância, contribuindo para uma compreensão mais profunda de suas próprias identidades e histórias pessoais.

Visita Mediada à exposição principal

Feira “Mostra Arte” - Edição de Dia das Mães

• Atividade para todos os públicos

A Mostra Arte tem a missão de viabilizar a ascensão do artesanato nacional e sua pluralidade, da moda autoral, da arte, da gastronomia e a música, ampliando os espaços para que artistas exponham seus trabalhos. A proposta do evento é a ocupação e o resgate cultural expresso no artesanato, na gastronomia regional e a música, onde o público terá a oportunidade de encontrar produtores criativos a chance de apresentar seus produtos para novos mercados.

Exibição de filmes

• Atividade para todos os públicos

Para celebrar o Dia das Mães, apresentamos uma seleção especial de curtas-metragens emocionantes, perfeitos para compartilhar momentos de ternura e reflexão.

• Atividade para todos os públicos

Exibição de filmes pelo dia das mães

• Atividade para todos os públicos

Após a visita mediada na exposição, os participantes serão convidados a explorar e compartilhar memórias da infância através de técnicas artísticas sugeridas pelo artista Maxwell Alexandre. Serão exploradas técnicas como a pintura, a escrita criativa, a colagem e outras formas de expressão artística para capturar e celebrar momentos significativos da infância, contribuindo para uma compreensão mais profunda de suas próprias identidades e histórias pessoais.

Palestra “Em cena: A Acessibilidade Cultural” com Fabrício Moser

• Atividade para todos os públicos

O MHC selecionará cinco profissionais dos museus da cidade para participar da palestra "Em Cena: A Acessibilidade Cultural". Esta palestra será realizada com os alunos do curso MEDIARIO, visando sensibilizar os participantes para a adoção de atitudes acessíveis no processo de mediação cultural. O formulário de inscrição para a palestra será divulgado em @mhc.rio em 1º de maio, com os resultados sendo anunciados em 6 de maio.

FLIST

• Atividade para todos os públicos

Devido às obras no Parque Glória Maria, a 16ª FLIST será realizada no MHC. A feira literária oferece exposições artísticas, apresentações literárias, teatrais, musicais, ambientais e de dança, além de feira de livros, vinis, artesanato e gastronomia. Destacam- se as homenagens à família de Gilberto Gil, Franz Kafka, Carolina Maria de Jesus e Donga.

• Atividade para todos os públicos

Atividade realizada pelo setor Educativo e o setor de Museologia do MHC como parte da programação para a Semana dos Museus. Durante a atividade serão abordados os seguintes pontos: introdução ao conceito de museu; atividade de pesquisa no museu; compartilhamento e discussão.

FLIST

Visita Mediada à exposição principal

Quintal Mágico

• Atividade para todos os públicos

O Quintal Mágico convida o público para mais uma vez brincar no jardim encantado do MHC, com coco, boi, cacuriá, ciranda e carimbó. O Quintal Mágico : Bethi Albano - voz, viola caipira e percussão | Dudu Godói - voz, flauta e percussão | Dudu Godói - voz, flauta e percussão | Lars Hokerberg - voz e sanfona | Maria Clara - brincante, voz e percussão | Gaia Sanvicente - brincante

Forró

• Atividade para todos os públicos

Junte-se a nós para uma tarde de forró! Desfrute de música ao vivo, aprenda alguns passos básicos e mergulhe em uma atividade cultural vibrante. Uma experiência imperdível para todos os amantes da música e da dança!

visita Mediada à exposição principal